Ministro da Saúde diz ser contra o uso obrigatório de máscaras. Enquanto isso, novas variantes avançam no País
Enquanto o mundo todo se preocupa com o avanço de novas variantes do coronavírus, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deu uma declaração nesta quarta-feira, dia 18 de agosto, que mostra o nível de preocupação do Governo Federal com a pandemia. Em entrevista ao canal bolsonarista Terça Livre, investigado por disseminar fake news, o ministro disse ser contra a obrigatoriedade do uso de máscaras e defendeu a retomada das aulas presenciais. “Somos contra essa obrigatoriedade (do uso de máscaras). O Brasil tem muitas leis e as pessoas, infelizmente, não observam. O uso de máscaras tem de ser um ato de conscientização”, afirmou Queiroga.
Em vários estados brasileiros, a preocupação é com as variantes da Covid-19, como é a caso do Rio de Janeiro onde a maioria dos infectados já é com a variante indiana Delta. Ceará e Pernambuco já registram transmissão comunitária da mutação.
No Ceará, a Secretaria de Saúde do Estado confirmou o primeiro caso da variante Alfa de Covid-19, vinda do Reino Unido. O paciente é um turista de 64 anos, de Minas Gerais, que está isolado e monitorado. Em relação a variante Delta, o Ceará já tem 43 casos confirmados.