Bolsonaro faz discurso descolado da realidade na ONU, mente sobre fatos e fracassa na busca para atrair novos investidores

  • 21/09/2021

Um discurso de pouco mais de 10 minutos, cheio de mentiras e distorções, jogando para a plateia e acreditando que poderia convencer investidores estrangeiros a voltarem a colocar dinheiro no Brasil. Esta foi a fala do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta terça-feira, dia 21 de setembro. Parecia até que Bolsonaro discursava apenas para os seus seguidores radicais que em tudo acreditam no que sai da boca dele. Mas a realidade era outra. Chefes de estado de todo o mundo só tiveram a prova que o presidente brasileiro tenta vender um Brasil de “realidade paralela”.

Bolsonaro começou falando que livrou o Brasil do Socialismo e do Comunismo, quando, aqui, nunca se chegou nem perto do que determinam tais regimes. Utilizou dados distorcidos para exaltar a sua política ambiental, de total incentivo a devastação da Amazônia, e o desempenho da economia brasileira durante o seu tempo de governo, de inflação disparada e desemprego galopante. Ainda teve a coragem de voltar a defender a adoção do chamado tratamento precoce contra a Covid-19, com remédios ineficazes e já desconsiderados por entidades médicas de todo o mundo. Não deixou, é claro, de reforçar sua posição anti-vacina ao ser o único líder no encontro a não estar imunizado. Falou que o Governo dele não tem corrupção. É só ver o que a CPI da Covid está revelando nas falcatruas da compra de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Mas o que pretendeu Bolsonaro com esse discurso fantasioso e mentiroso? Talvez, chamar a atenção dos investidores estrangeiros para voltar a apostar no Brasil. No entanto, o presidente brasileiro já vive um quadro de isolamento internacional. Sua postura de desrespeito ao meio ambiente, indígenas, direitos humanos e ciência, só faz com que, cada vez mais, o País perca mais em credibilidade.

É como se o mundo não tivesse como acompanhar os problemas que afligem hoje o Brasil. O discurso de Bolsonaro foi baseado em “fake news”. Não se sustenta. O presidente mais uma vez envergonhou o Brasil e deixa um clima de desalento para quem acredita em desenvolvimento econômico e boas relações exteriores.

Vai demorar muito pra recuperar a imagem do Brasil lá fora!