DEM e PSL confirmam fusão que passa a se chamar União Brasil. Desafio será definir que rumo tomar: apoiar ou não Bolsonaro
A fusão entre os partidos DEM e PSL está confirmada. Vai se chamar agora União Brasil e terá o número 44. A nova sigla terá a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 81 deputados federais, superando os 53 parlamentares do PT, que tinha a maior bancada. O União Brasil também passa a ter a maior fatia do fundo partidário.
A legenda será comandada por Luciano Bivar (foto), atual dirigente do PSL. Presidente do DEM, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (foto), será o secretário-geral. O desafio, no entanto, é saber qual o rumo a nova legenda vai tomar em relação ao Governo Bolsonaro. Muitos parlamentares do DEM e do PSL estão insatisfeitos com o Governo Federal, enquanto outros pretendem continuar como situação.
E nos estados, a situação não é diferente. No Ceará, o partido deve ser comandado pelo deputado federal Capitão Wagner, hoje no Pros e pré-candidato ao Palácio da Abolição em 2022. No entanto, o DEM estadual, que tem à frente o empresário Chiquinho Feitosa, possui boas relações com o Governo Estadual.
A formação de palanques do União Brasil para 2022 vai exigir, certamente, muitas negociações.