Ciro Gomes dobra a aposta em críticas ao PT e troca farpas com Dilma Rousseff nas redes sociais
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem utilizado a estratégia de atacar o ex-presidente Lula (PT), que vem liderando todas as pesquisas eleitorais visando a disputa presidencial de 2022. Ciro busca ganhar espaço na centro-direita. No entanto, tem aumentado sua rejeição nos setores de esquerda e centro-esquerda. Por enquanto, a tática não tem apresentado o resultado esperado, já que o pedetista não tem conseguido melhorar seu posicionamento nas consultas feitas até agora. Tem dividido espaço como “terceira via” com nomes como João Dória (PSDB), José Luiz Datena (PSL), Eduardo Leite (PSDB) e Luiz Mandetta (DEM).
As críticas de Ciro Gomes a Lula e ao PT causaram reação na última manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro, em São Paulo. Ciro foi vaiado por militantes e chegou a propor uma trégua ao PT até o fim do ano. Não aconteceu. Nesta quarta-feira, dia 13 de outubro, o pedetista declarou ao Estadão que Lula teria conspirado a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
A reação da ex-presidente veio através das redes sociais causando um bate-boca com o presidenciavel Ciro Gomes. E o pano de fundo das críticas de Ciro está nas conversas que Lula têm tido com setores do MDB, que incluem o senador Renan Calheiros e o ex-senador Eunício Oliveira, inimigo político de Ciro no Ceará.
“Na vida nunca menti. Mas errei algumas vezes. Uma delas quando lutei contra o impeachment de uma das pessoas mais incompetentes, inapetentes e presunçosas que já passaram pela presidência. Claro, que estou falando de você, Dilma”, afirmou Ciro Gomes.
Dilma respondeu: “Só Ciro Gomes é competente. Este é o pecado de sua enorme presunção. Esta é a sua visão quando se trata de avaliar o resto da humanidade. Mas quando se trata de mulher, sua visão não é só inadequada, é também profundamente misógina”. A petista ainda acrescentou que “encerro esta polêmica estéril por aqui. O Brasil precisa é discutir a gravíssima crise democrática, social, sanitária e econômica em que se encontra. Lamento ter, em algum momento, dado a Ciro Gomes a minha amizade”.
Entre Ciro Gomes e PT, a conversa fica cada vez mais distante. Resta saber quem ganha ou quem perde com esse confronto.
