Ministro Marcelo Queiroga vai prestar terceiro depoimento na CPI da Covid no dia 18 de outubro

  • 07/10/2021

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi convocado para prestar o terceiro depoimento à CPI da Covid, no Senado Federal, no próximo dia 18 de outubro. Será um dia antes da leitura do relatório final na comissão. Queiroga nem ia mais ser convocado, mas os senadores mudaram de ideia por causa do adiamento pelo Ministério da Saúde da votação de relatório técnico que rejeita o tratamento precoce contra Covid-19 com remédios do “kit covid”, já comprovados cientificamente como ineficazes. O relatório foi elaborado pelo Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde), um conselho consultivo do Ministério formado por especialistas.

Segundo o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, a reunião do Conitec que iria aprovar o relatório contra o chamado tratamento precoce foi cancelada por determinação do presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira, dia 7 de outubro. O teor do documento contraria a defesa insistente de Bolsonaro do chamado tratamento precoce contra Covid-19. Queiroga será questionado na CPI pela decisão de tirar de pauta a votação do relatório técnico do Conitec.

Cada vez mais o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se complica nas apurações dos desmandos da pandemia para agradar ao presidente Jair Bolsonaro. Apesar de médico, Queiroga tem deixado a Ciência de lado para acomodar os interesses políticos do Governo e se manter no cargo de ministro.