Ceará vive epidemia de gripe, mas com avanço da vacinação as internações continuam em baixa
O Ceará é mais um dos estados brasileiros a registrarem um surto de gripe, além da preocupação com a variante Ômicron da Covid-19. De acordo com a secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde (Sesa), Ricristhi Gonçalves, alguns pontos do Estado já vivem uma epidemia. “A gente já pode considerar que há uma epidemia de síndromes gripais e a que está prevalecendo é a Influenza A H3N2. Já identificamos pelo menos 277 casos, sendo 69 deles com subtipo para Influenza A H3N2.”
A boa notícia é que com o avanço na aplicação das duas doses das vacinas contra a Covid-19, os casos de Influenza têm surgido com menos gravidade. Há lotação das unidades no pronto atendimento, mas o número de internações de pacientes continua em baixa na rede pública de saúde.
A recomendação das autoridades de saúde continua sendo a utilização de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações, principalmente, em ambientes fechados. Nas festividades do Réveillon é fundamental estar em alerta.