Ciro Gomes lança pré candidatura, mas terá desafio de melhorar situação nas pesquisas para viabilizar o PDT na disputa
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) lançou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro. Será a quarta vez que Ciro Gomes tentará chegar à Presidência da República.
Em seu discurso, Ciro denunciou a “política genocida” do presidente Jair Bolsonaro, mas também fez críticas a Lula e Sergio Moro. Nas pesquisas eleitorais, o pedetista tem aparecido em quarto lugar.
O maior desafio de Ciro Gomes, no momento, é melhorar sua situação nas consultas para a corrida presidencial. Na pesquisa Poder Data, divulgada na noite desta quinta-feira, dia 20, Ciro Gomes somou apenas 3% das intenções de voto.
Na consulta, o ex-presidente Lula (PT) tem 42%. Em segundo lugar está Jair Bolsonaro (PL), com 28%. O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) tem 8%. Atrás de Ciro Gomes estão João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), com 2%. Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Simone Tebet (MDB) somam 1%.
Dentro do próprio PDT, parlamentares no Congresso Nacional mostram preocupação com o desempenho de Ciro Gomes até agora nas pesquisas. Afinal, muitos deles estão preocupados com suas campanhas à reeleição. Mais do que nunca, Ciro Gomes terá de se reinventar para convencer o eleitorado.