Governadores do País querem iniciar a vacinação de crianças 48 horas após receberem os imunizantes do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde anunciou a chegada das primeiras doses da vacina pediátrica da Pfizer para este mês de janeiro. O imunizante é indicado para a aplicação no público entre 5 e 11 anos de idade. Há resistência do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e dos negacionistas em aplicar a vacina da Covid-19 para as crianças. Mas nos estados, o cadastro do público infantil já começou e a ideia dos governadores é iniciar a aplicação das doses 48 após a chegada das primeiras doses.
A Anvisa aprovou a utilização da vacina Pfizer para crianças a partir de 5 anos desde o último dia 16 de dezembro, mas o Governo Federal ainda não incluiu a vacina para esta faixa etária no Plano Nacional de Imunização (PNI) e preferiu abrir uma consulta pública. Tentou também a exigência de uma prescrição médica para a aplicação da vacina pediátrica, que não será seguida pelos governadores.
Em resumo: apesar do negacionismo explícito e vergonhoso do Governo Bolsonaro em relação à vacina da Covid-19, a população brasileira vai continuar buscando se imunizar contra o coronavírus, como recomenda a Ciência.
