Ministro da Saúde confirma que UTIs estão lotadas de não vacinados. Fortaleza está em “alerta crítico”, diz Fiocruz

  • 13/01/2022

A Fiocruz fez um alerta para o aumento da ocupação de leitos UTIs de Covid na rede do SUS para adultos em todo o País. Fortaleza é uma das capitais que estão em “alerta crítico”. Fortaleza (88%), Recife (80%), Belo Horizonte (84%) e Goiânia (94%) estão com percentuais altos de ocupação.

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira, dia 13 de janeiro, o que já vinha sendo informado pelos especialistas em saúde. As UTIs de todo o País estão lotadas, em sua maioria, por pessoas que não se vacinaram contra a Covid-19. As vacinas previne a manifestação de sintomas mais graves.

Até o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que busca repetir o negacionismo do presidente Jair Bolsonaro para não perder o cargo, teve de admitir essa realidade. “Aqueles que se internam nos hospitais e nas unidades de terapia intensiva, a grande maioria são indivíduos não vacinados”, disse Queiroga que pediu ainda que a população procure tomar a segunda dose e a dose de reforço para evitar o aumento dos casos de Covid.