Novo decreto estadual da Covid-19 veta festas carnavalescas e reduz capacidade de eventos sociais
Para enfrentar o aumento de casos da Covid-19 e de síndromes gripais, o governador Camilo Santana e o secretário de Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, anunciaram a suspensão de todos os eventos de Pré-Carnaval e Carnaval no Ceará. Outros eventos festivos, sociais e culturais podem acontecer apenas com a redução da capacidade de ocupação, para até 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos. A decisão foi chancelada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 e passa a valer já a partir desta quinta-feira, dia 6 de janeiro. A medida tem duração inicial de 30 dias.
Camilo Santana destaca a disseminação da variante Ômicron no Ceará e o aumento dos casos de Influenza, principalmente na Capital. O crescimento de testes positivos foi registrado em todos os seis Centros de Testagem do Ceará (cinco em Fortaleza e um em Juazeiro do Norte).
De dezembro de 2021 para o início deste ano, no Centro de Testagem para Viajantes do Aeroporto Internacional Pinto Martins a taxa de positividade de testes aumentou em 100 vezes.
A Secretaria de Saúde do Ceará já está ampliando os leitos de enfermaria e UTI para atendimento a pacientes com síndrome gripal na rede pública estadual, assim como a ampliação da testagem em todo o estado.