Rede entra no STF para anular nota técnica do Ministério da Saúde que defende o “kit Covid” e põe em dúvida as vacinas

  • 25/01/2022

Enquanto o mundo enfrenta o terceiro ano de pandemia da Covid-19, o brasileiro ainda tem de enfrentar o Ministério da Saúde emitindo uma nota técnica em defesa do chamado “kit Covid”, que inclui o uso de cloroquina, e de dúvida sobre a eficácia das vacinas contra o coronavírus. Um negacionismo absurdo que contraria a Ciência e até o bom senso.

Sem perder tempo, o partido Rede, através do senador Randolphe Rodrigues, entrou com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a nulidade da nota técnica e a apuração de responsabilidade e afastamento do cargo do secretário de inovação da pasta, Hélio Angotti Neto, que assinou o texto.

A nota contraria frontalmente todas as recomendações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Conitec, que não referenda a utilização de medicamentos cuja eficácia não é comprovada. Apesar disso, o ministério rejeitou a recomendação e o presidente Jair Bolsonaro continua apregoando supostos benefícios do chamado “kit Covid”.