Estados revelam que maioria das mortes por Covid nessa fase é de pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto
Levantamento feito pelo Portal G1 junto a secretarias estaduais de saúde revela que a maioria das mortes por Covid-19 no atual momento da pandemia é de pessoas não vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto. O Brasil registrou 1.189 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 633.810 vítimas fatais desde o início da pandemia. Os números são do Ministério da Saúde.
Segundo o G1, os estados do Amazonas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo confirmam a efetividade das vacinas e o impacto da variante Ômicron em pessoas não imunizadas, que acabam internadas e com sintomas mais graves da doença.
Em Santa Catarina, idosos não vacinados ou com vacinação incompleta têm 47 vezes mais risco de morrer. Já no Amazonas, seis a cada 10 mortes são de pessoas sem o esquema vacinal completo. No Rio de Janeiro, pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose têm 73% mais risco de ser internadas.