Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência na Maternidade Escola alerta para a importância da informação

  • 01/02/2022

A primeira semana de fevereiro foi instituída por Lei Federal em 2019 e está presente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O objetivo é abordar “medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”. Em homenagem a data, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh intensificará o atendimento a adolescentes grávidas e reforçará a colocação de métodos anticoncepcionais de longa duração, principalmente nas menores de 16 anos. Também será realizada uma live pública sobre o tema nesta sexta-feira, dia 4 de fevereiro, às 15h, no perfil do Complexo no Instagram (@complexohospitalardaufc).

Na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, em 2021, ocorreram 778 partos em grávidas de 11 a 19 anos, sendo esta considerada a maternidade que mais faz partos em adolescentes no Ceará, e referência no atendimento desde 1987, quando criou o primeiro ambulatório do Adolescente no país.

A Chefe da Divisão Médica da MEAC, Zenilda Bruno, também representante regional da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Infância e Adolescência (SOGIA), esclarece que a campanha tem a importância de falar sobre esta gravidez que é, em geral, indesejada e precisa ser prevenida. Segundo ela, “é necessário perder o medo de falar sobre o tema porque já foi provado que falar não estimula o início da atividade sexual”.