Abertura da janela partidária nesta quinta-feira vai permitir mudanças na força política dos partidos

  • 02/03/2022

Começa nesta quinta-feira, dia 3 de março, a abertura da janela partidária. É o período em que os parlamentares podem fazer a troca de partidos visando as eleições que acontecem em outubro deste ano. Entre 3 de março e 1º de abril de 2022, deputados federais e estaduais poderão trocar de legenda sem risco de perder o mandato.

Alguns partidos devem ser fortalecidos com o troca-troca de agremiações pelos parlamentares. O União Brasil, por exemplo, que nasceu da fusão entre DEM e PSL deve perder filiados. Com a ida do presidente Jair Bolsonaro para o PL, muitos aliados vão deixar o PSL, que foi o partido por onde o presidente se elegeu. Já o Partido Liberal deve ficar forte com novas adesões.

No Ceará, a expectativa é em relação a

quem vai ficar o comando do União Brasil. Capitão Wagner (oposição a Camilo Santana) e Chiquinho Feitosa (apoiador do governador) disputam o comando estadual da legenda.

No PL, a articulação do presidente estadual, o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, é articular uma candidatura própria ao Governo do Estado, que poderia ter o nome do ex-deputado federal, Raimundo Gomes de Matos (PSDB) como possível candidato. A ideia é montar um palanque para a candidatura do presidente Jair Bolsonaro no Ceará.