Bolsonaro faz visita a Quixadá em meio a denúncias de favorecimento de pastores no Ministério da Educação

  • 23/03/2022

O presidente Jair Bolsonaro faz a sua sexta visita ao Ceará, nesta quarta-feira, dia 23 de março. Ele participa de uma solenidade de lançamento do programa “Força Tarefa das Águas”, em Quixadá, no Sertão Central. Bolsonaro chega ao Estado em meio às denúncias de favorecimento de prefeitos num esquema de “lobby” montado por dois pastores no Ministério da Educação. Ambos não são servidores na pasta, mas intermediam as negociações de recursos para obras nos municípios.

O balcão de negócios montado no Ministério da Educação foi revelado em reportagens dos jornais O Estado de São Paulo e Folha de S. Paulo. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, aparece em uma gravação dizendo que prestigia a liberação de recursos interditados por um dos pastores, Gilmar dos Santos, em função de um “pedido especial” de Bolsonaro.

Em nova reportagem publicada nesta quarta-feira, o Estadão revela que o prefeito de Luis Domingues (MA), Gilberto Braga (PSDB), afirmou que um dos pastores que negociam transferências de recursos federais para prefeituras pediu 1 kg de ouro para conseguir liberar os recursos de obras de educação do município. Segundo o gestor, o pedido foi feito na mesa de um restaurante em Brasília na presença de outros políticos.