Chapa Lula/Alckmin está praticamente certa, mas PSB não deve fechar federação com PT
A definição da chapa presidencial com Lula e Geraldo Alckmin para 2022 está praticamente acertada, segundo os dirigentes partidários de PT e PSB. Mas os dois partidos não devem selar uma federação para a disputa eleitoral nos estados. Assim, o PSB deve fechar apoio a Lula na corrida presidencial e manterá candidaturas próprias nas disputas estaduais.
Seguem conversando para formar a federação as lideranças de PT, PV e PC do B. Esta semana, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, se reuniu com Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB, e diz ter fechado questão sobre a filiação do ex-tucano ao partido.
Mesmo sem estar na federação partidária com o PT, o PSB deve fechar a coligação com o Partido dos Trabalhadores em alguns estados. São Paulo e Pernambuco são alguns deles que mantêm negociação.
Nesta quarta-feira, dia 9 de março, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou um novo levantamento sobre a disputa presidencial. Lula (PT) marca 38,9% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 30,9%. A terceira via segue distante de uma posição competitiva: Sergio Moro (Podemos), 7,4%; Ciro Gomes (PDT), 6,8%; João Doria (PSDB), 2,2%; Eduardo Leite (PSDB), 1,3%; André Janones, 0,7%; Simone Tebet (MDB), 0,4%; e Alessandro Vieira, 0,1%.
