No Dia Mundial do Sono, especialistas alertam para os cuidados necessários para dormir bem

  • 19/03/2022

No Dia Mundial do Sono, comemorado neste sábado, dia 19 de março, o Ambulatório do Sono do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh (CH-UFC), referência no atendimento a pessoas com distúrbios do sono, celebra essa data com informação sobre os principais cuidados para garantir noites bem dormidas e as formas de tratamento para melhorar a qualidade de vida através de um sono saudável.

O médico Manoel Sobreira, supervisor da residência médica de Medicina do Sono, explica que, assim como existe a necessidade de se alimentar, o sono é uma função biológica importante e essencial à vida. É durante o período em que dormimos que acontece uma série de produções hormonais, recomposição de neurotransmissores, assim como a consolidação da memória e limpeza do cérebro. Há também uma forte relação com a imunidade pois os indivíduos que dormem bem acabam tendo uma resposta imunológica mais rápida, segundo o médico. Aqueles que dormem mal ou pouco, demonstram uma queda do sistema imunológico. 

Sintomas como insônia, dificuldade adormecer no horário em que se deita e acordar várias vezes durante a noite já são sinais de que algo não vai bem. Para se ter uma ideia, a maior queixa de pacientes tratados pelo Ambulatório é a apneia obstrutiva do sono, distúrbio que provoca a parada de respiração enquanto se está dormindo, podendo apresentar-se de forma leve, moderada ou grave. Pessoas com esse problema frequentemente apresentam queixas de ronco, sonolência excessiva, falta de concentração, cansaço e dor de cabeça frequente.

Para consulta no Ambulatório do Sono, o paciente deve ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde de sua localidade. O funcionamento é sempre às quartas pela manhã, das 7h às 12h, nas Policlínicas Especializadas (Ilhas).