Justiça determina nova data para eleições na Fecomércio no Ceará

  • 04/04/2022

A Justiça Federal determinou que as eleições na Fecomércio/CE devem acontecer no período entre os dias 24 a 29 de abril. A decisão anula a antecipação do pleito para a nova diretoria da entidade que estava marcado para esta terça-feira, dia 5 de abril. As eleições na Fecomércio/CE vai apontar uma nova diretoria para o mandato entre 2022 e 2026. Estão no páreo o atual presidente Luis Gastão e o vice Maurício Filizola.

A liminar que adiou as eleições na Fecomércio/CE partiu do desembargador Federal do Trabalho, José Antônio Parente da Silva, na tarde deste domingo, dia 3 de abril, ao atender mandado de segurança impetrado pelo candidato Maurício Filizola, contra decisão do Juízo da 9ª Vara do Trabalho de Fortaleza.
O desembargador José Antônio Parente avaliou que “as normas que disciplinam a sincronia eleitoral buscam garantir que os representantes eleitos da Federação possam concorrer a cargos junto à Confederação, acaso o pleito ocorra no máximo 90 (noventa) dias antes do início do prazo para registro de chapa concorrente às eleições da CNC”.

De acordo com a chapa oposicionista na Fecomércio/CE, a antecipação da eleição para o dia 5 de abril desconsideraria uma possível condenação do atual presidente Luis Gastão, caso fosse eleito para o sétimo mandato seguido, de um julgamento da auditoria realizada no Sesc, que indica graves irregularidades na gestão Luiz Gastão, quando interventor do órgão.