Presidente do Senado avalia a criação da CPI do MEC para investigar propina de pastores

  • 08/04/2022

Esta nas mãos do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a autorização para a instalação de mais uma CPI na Casa. Trata-se de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar possíveis irregularidades e crimes praticados na destinação das verbas públicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sob o comando do ex-ministro Milton Ribeiro. Dois pastores evangélicos atuavam na intermediação de verbas da pasta com prefeitos, cobrando de dinheiro a barras de ouro. O fato já foi confirmado por gestores municipais na Comissão de Educação do Senado.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) diz já ter reunido 26 das 27 assinaturas necessárias para protocolar o pedido de instalação da CPI. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, diz que vai avaliar se há elementos para a criação do colegiado, ainda que o requerimento atenda ao critério do número de assinaturas.

Para os governistas, a possibilidade de uma nova CPI em ano eleitoral é real. O Palácio do Planalto já se prepara para fazer um trabalho de convencimento de alguns senadores para retirarem suas assinaturas. O estrago dos desmandos no Ministério da Educação, no entanto, está feito.