Bolsonaro participa da Cúpula das Américas nos EUA em meio a pressão por cenário de fome, ameaça à Democracia e crise na Amazônia

  • 09/06/2022

O presidente Jair Bolsonaro está em Los Angeles, nos Estados Unidos, para participar da Cúpula das Américas, que reúne líderes dos países da América do Sul, América Central e América do Norte, para discutir o fortalecimento da democracia na região. O encontro foi aberto nesta quarta-feira, dia 8 de junho, pelo presidente norte-americano Joe Biden.

A Cúpula das Américas está esvaziada. Países como Venezuela, Cuba e Nicarágua foram excluídas do evento. Com isso, presidentes de outros países, em solidariedade, não foram a Los Angeles e mandaram apenas representantes.

Jair Bolsonaro tem um encontro marcado com Joe Biden. Antes da viagem, o presidente brasileiro abriu a boca mais uma vez para questionar a eleição de Biden nos EUA. Segundo ele, o vencedor deveria ter sido Donald Trump. “Diplomacia pura”.

Bolsonaro chega para o encontro com o discurso inflamado contra a Democracia. Nos últimos dias tem atacado com histeria o sistema eleitoral e os ministros do Supremo Tribunal Federal. Além disso, pesquisa nacional mostra que 33 milhões de brasileiros estão hoje no cenário de fome diante de um quadro de inflação e preços altos. Um número que cresceu 73% em relação a 2021.

Para completar, o desmatamento e a falta de fiscalização na Amazônia causam desgaste ao Brasil no cenário internacional. A situação só piorou com o desaparecimento no oeste do Amazonas do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, desde domingo, dia 5. Os dois vinham sofrendo ameaças de garimpeiros e madeireiros acusados de invadir áreas indígenas. Ações que são abertamente estimuladas pelo Governo Bolsonaro.

Em tempo: enquanto Bolsonaro estiver fora do País, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, estará à frente do Palácio do Planalto.