Escolha do candidato governista no Ceará deve acontecer no início do mês de julho
Pedetistas de todo o Nordeste se reuniram nesta quarta-feira, dia 15 de junho, no Hotel Mareiro, em Fortaleza. E uma das decisões do encontro é que a escolha do candidato governista no Ceará deve ocorrer no início de julho, encerrando um embate que vem ocorrendo nos últimos meses pela mídia e pelas redes sociais entre integrantes do PDT e PT, que hoje são aliados na disputa. O nome deve sair entre os pedetistas Evandro Leitão, Izolda Cela, Mauro Filho e Roberto Cláudio, com maiores chances para a governadora Izolda Cela e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Presente ao encontro, o presidenciavel pelo PDT, Ciro Gomes, declarou que os candidatos do partido ao Governo devem ser submetidos a apreciação popular. “Ali na primeira quinzena de julho, nós vamos apurar a opinião pública e ver, com essa legitimidade de baixo para cima. Eu nunca tive vocação para empurrar ninguém de cima para baixo. Nós vamos ver qual foi aquele, entre os mais qualificados que são esses quatro, melhor foi aceito pela população e esse será indicado aos colegas aliados”, disse.
Izolda Cela, Roberto Cláudio, Evandro Leitão e Mauro Filho têm viajado o Ceará em busca de apoio. Os dois primeiros têm colhido defensores ferrenhos nas redes sociais. No próprio encontro do PDT, houve manifestações de apoio claros aos nomes de Izolda e RC.
Na reta final, vai pesar a melhor aceitação dos pré-candidatos entre os partidos aliados, mas também a opinião de lideranças fortes como o ex-governador Camilo Santana (PT) e os irmãos Ferreira Gomes (PDT).