Nunes Marques salva dois deputados bolsonaristas de cassação e aumenta seu isolamento no STF
Em decisão monocrática, o ministro do STF, Nunes Marques, indicado por Jair Bolsonaro, salvou dois deputados bolsonaristas de cassação de mandato já imposta pela Justiça Eleitoral.
A manifestação mais recente favoreceu o deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE) e revogou parte da condenação por abuso de poder econômico proferida contra o congressista pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe e ratificada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março deste ano.
Nunes Marques também restaurou o mandato do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR), cassado pelo TSE em outubro de 2021. O parlamentar foi o primeiro a ser punido por compartilhar informações falsas sobre o processo eleitoral no país.
Em caso de recurso, os processos ainda podem ser levados ao plenário do STF para análise de todos os ministros. No entanto, a atitude individual de Nunes Marques aumenta o seu isolamento tanto no STF, quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decretou as duas cassações, já que ele integra as duas cortes. Nunes Marques tem se notabilizado no Supremo Tribunal Federal por votar sempre a favor de matérias de interesse do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.