PDT inicia processo para definir chapa governista para sucessão estadual em outubro

  • 28/06/2022

Um encontro entre os quatro pré-candidatos do PDT ao Governo do Ceará, o presidenciavel do partido Ciro Gomes e o presidente estadual do PDT, André Figueiredo, nesta terça-feira, dia 28 de junho, em Fortaleza, marcou o início do processo de escolha da chapa governista que vai concorrer nas eleições de outubro. A governadora Izolda Cela, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o deputado federal Mauro Filho e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, participaram da reunião, onde foram informados sobre os critérios para a escolha do nome.

Uma pesquisa contratada pelo PDT será realizada para medir a popularidade de cada um dos pré-candidatos no cenário eleitoral. Os partidos aliados também serão todos ouvidos no sentido de opinarem sobre a melhor escolha a ser feita, inclusive, na definição de quem será o candidato a vice-governador na chapa. Segundo o presidenciavel Ciro Gomes, a ideia é “sondar a opinião pública com pesquisa de opinião que já vai ser registrada pelo PDT no Tribunal Eleitoral, para que seja público e transparente. E vamos também ouvir os partidos aliados”.

A meta dos dirigentes do PDT é definir o nome do candidato ao Governo do Estado até a primeira quinzena de julho. No fim do mesmo mês, deve ser realizada a convenção para homologar a candidatura.

PDT e PT buscam manter a aliança governista para as eleições estaduais, mas a demora na escolha do nome tem gerado embates na mídia e nas redes sociais envolvendo os apoiadores das candidaturas de Izolda Cela e Roberto Cláudio. O PT realiza, dia de 2 de julho, uma reunião do Diretório Estadual para avaliar o atual cenário estadual.