PT deve se reunir próximo sábado para definir que rumo vai tomar nas eleições estaduais. RC promete procurar Camilo Santana para manter aliança

  • 19/07/2022

O comando do PT no Ceará deve se reunir no próximo sábado, dia 23 de julho, para definir se o partido mantém a aliança estadual com o PDT, que escolheu o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, como pré-candidato ao Governo do Estado. O PT tinha preferência pelo nome da governadora Izolda Cela (PDT). As conversas também devem incluir outros partidos da base governista como MDB do ex-senador Eunício Oliveira e o PP do deputado Zezinho Albuquerque.

Não está descartada a possibilidade de o PT lançar uma candidatura própria aliada ao MDB, com o apoio do ex-presidente Lula. “Vamos construir o nosso caminho”, destacou o deputado federal José Guimarães.

O ex-governador Camilo Santana, que é pré-candidato ao Senado, também deve participar diretamente das negociações. O pedetista Roberto Cláudio diz que vai procurar Camilo para buscar a manutenção da aliança estadual com o PT.

Outro desafio para RC será aparar as arestas dentro do próprio PDT. Aliados da governadora Izolda Cela consideram que o direito à reeleição da atual governadora foi negado pelo diretório estadual. A insatisfação com a escolha causou um racha interno que terá de ser superado. Por enquanto, a oposição liderada por Capitão Wagner (União Brasil) tenta tirar proveito político das desavenças pedetistas.