Vantagem de Lula sobre Bolsonaro mostra cenário de estabilidade, diz pesquisa Exame/Ideia
A pouco mais de dois meses do 1° turno das Eleições 2022, a vantagem do ex-presidente Lula (PT) sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida pelo Planalto mostra um cenário de estabilidade. Pesquisa do Instituto Ideia, contratada e divulgada nesta quinta-feira, dia 21 de julho, pela revista Exame, aponta que Lula continua na liderança com Bolsonaro em segundo. No único cenário testado da pesquisa estimulada, a distância entre os dois, que era de nove pontos percentuais no levantamento de junho, oscilou para 11 pontos.
Lula foi de 45% para 44%, enquanto Bolsonaro oscilou de 36% para 33%. Ciro Gomes (PDT) que oficializou ontem sua candidatura, oscilou positivamente em um ponto, de 7% para 8%. A senadora Simone Tebet (MDB) também oscilou para cima, de 3% para 4%. O deputado federal André Janones (Avante), por sua vez, flutuou de 1% para 2%.
Na simulação de 2° turno entre Lula e Bolsonaro, o petista sairia vencedor com 47%, oscilando um ponto percentual para baixo em relação a junho. O atual mandatário ficou com 37%, caindo quatro pontos. A diferença entre os dois foi de 7 para 10 pontos percentuais.