Alexandre de Moraes reforça ações contra bolsonaristas acusados de financiar atos antidemocráticos

  • 30/08/2022

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, tirou o sigilo nas ações contra empresários bolsonaristas. A operação da Polícia Federal contra oito empresários bolsonaristas que defenderam golpe de Estado caso o ex-presidente Lula (PT) seja eleito em outubro teve o objetivo de recolher provas para subsidiar outras investigações contra milícias de fake news bolsonaristas e grupos ligados ao presidente Jair Bolsonaro que já organizaram atos antidemocráticos. 

Nesta terça-feira, dia 30 de agosto, o TSE terá dois julgamentos sobre temas sensíveis ao bolsonarismo: o porte de armas no dia de votação e a disseminação de fake news contra o sistema eleitoral.

No caso das fake news, a expectativa de integrantes da Corte é a de que o plenário confirme a decisão do ministro Mauro Campbell, que determinou a remoção dos vídeos da reunião de Bolsonaro com embaixadores no Palácio da Alvorada.

Quanto ao uso de armas no dia das eleições, os parlamentares da oposição querem que seja proibida a circulação e a entrada nos locais de votação e seções eleitorais de pessoas portando armas de fogo.