Atos pela democracia ganham as ruas de mais de 50 cidades no País
Atos em defesa da democracia e de eleições livres com o atual sistema de urnas eletrônicas ganharam as ruas de mais de 50 cidades pelo País, nesta quinta-feira, dia 11 de agosto. Em Fortaleza, a concentração foi na Praça da Bandeira com manifestações contra o discurso golpista do presidente Jair Bolsonaro.
Em todo o Brasil, candidatos à Presidência da República, deputados, senadores e outros políticos repercutiram nas redes sociais o ato em defesa da democracia e das eleições promovido a partir de uma carta elaborada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Cerca de 1 milhão de pessoas já assinaram eletronicamente o manifesto, que reúne juristas, artistas, empresários, banqueiros e movimentos sociais. Os atos democráticos pelo País foram marcados por discursos em memória às vítimas da ditadura militar no Brasil e de cobrança por respeito ao sistema eleitoral.
Os presidenciaveis Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) assinaram o manifesto e se posicionaram pelo envolvimento da sociedade civil em favor da democracia. Apenas o presidente Jair Bolsonaro (PL) não assinou a carta e, em contraponto às manifestações, preferiu ironizar ao lado dos seus aliados a leitura de cartas.