IBGE tenta selecionar novos recenseadores para atuar no Censo 2022 no Ceará
O trabalho dos recenseadores para o Censo do IBGE não tem sido fácil. Os pesquisadores têm sofrido para ter acesso a casas e condomínios em todo o Ceará. O resultado é que vários profissionais têm desistido da função. Um novo edital para recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está aberto, e oferta cinco vagas no Ceará, nos municípios de Aracoiaba, Jaguaretama, Milhã, Pedra Branca e Russas. Ao todo, 733 trabalhadores já desistiram do cargo até essa quarta-feira, dia 14 de setembro.
O novo edital não tem cobrança de taxa de inscrição e prova, os candidatos vão ser analisados por análise curricular. As inscrições seguem até esta sexta-feira, dia 16. O resultado será divulgado próximo dia 28 de setembro.
No Ceará, 7.348 recenseadores foram treinados para a realização do trabalho, deste, 2.269 atuam na capital cearense. As dificuldades na coleta de dados do Censo Demográfico 2022 estão relacionadas à desconfiança e falta de informações de moradores, que chegam a recusar o recebimento dos profissionais nos domicílios.