TRE reconhece que já tinha recebido documentos do Governo do Ceará após ação da Polícia Federal na SOP
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) reconheceu que já tinha recebido os documentos que motivaram a operação que cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Governo do Ceará. A ação foi realizada nesta terça-feira, dia 13 de setembro, por agentes da Polícia Federal, após solicitação do tribunal.
A operação estaria relacionada a denúncia feira pela coligação de Roberto Cláudio (PDT) de suposto uso da máquina pública em favorecimento do candidato a governador Elmano Freitas (PT). Os policiais federais foram até o órgão estadual para recolher cópias de documentos relativos à execução de convênios pelo Governo. No entanto, os mesmos arquivos apreendidos já haviam sido enviados pelo Governo do Estado ao TRE no dia 1º de setembro.
Através de nota, o Governo do Ceará ressalta que o TRE “reconheceu que falhou” ao emitir a certidão. “Isso teria sido a motivação para descabida diligência realizada junto à SOP, que buscou acessar os mesmos documentos já entregues 12 dias antes, utilizando desproporcionalmente contingente da Polícia Federal para fins de guarda”. A Procuradoria-Geral do Estado está avaliando as medidas cabíveis para que esse grave erro seja reparado”.