Bolsonaro tenta barrar investigações no STF com ameaças de ampliar número de ministros

  • 11/10/2022

O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, deixou clara a intenção de ampliar o número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de 11 para 16. A ideia só foi implementada uma vez no período da Ditadura Militar. Na verdade, Bolsonaro tenta frear o STF em investigações contra ele e a família. Quer a todo custo ter a maioria de ministros do Supremo indicados por ele para evitar dissabores ao Palácio do Planalto.

A proposta de expansão do número de ministros do STF esbarra em entendimentos de que alterar a composição da corte contraria cláusula pétrea da Constituição, que não pode ser modificada por emenda do Legislativo.

Especialistas em Direito avaliam que a medida defendida por Bolsonaro seria um verdadeiro golpe contra o STF, decisão que, em outros países, em geral antecedeu a formação de regimes autoritários.

Em tempo: aliados de Jair Bolsonaro no Ceará confirmam sua vinda ao Ceará, no próximo sábado, dia 15 de outubro. O atual presidente tenta diminuir a desvantagem para Lula (PT) na votação registrada no 1° turno das eleições.