Debate entre Lula e Bolsonaro é marcado por troca de acusações e também muitas mentiras

  • 17/10/2022

O debate presidencial realizado pelo “pool” Band, TV Cultura, Portal UOL e Folha de S. Paulo, neste domingo, dia 16 de outubro, foi marcado por troca de acusações e críticas entre os candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Mas também sobraram muitas mentiras jogadas ao eleitor. É difícil saber se o que foi dito no debate terá alguma influência na mudança de voto de alguém, já que a opinião do eleitorado sobre as duas opções já se parece consolidada neste 2° turno.
Lula e Bolsonaro alternaram momentos bons e ruins durante o debate. Enquanto o petista enquadrou o atual presidente por sua conduta durante a pandemia, Bolsonaro tentou deixar Lula desconfortável ao questionar sobre os casos de corrupção na Petrobras.
É bem possível avaliar que houve um empate no desempenho dos dois, mas não se pode deixar de registrar o vazio na discussão de propostas para o País. O tom provocativo de Bolsonaro descampou o debate para uma briga de narrativas, que o eleitor já vem acompanhando na propaganda eleitoral no Rádio e na TV.

Em tempo: não dá pra deixar de registrar a presença do ex-juiz Sergio Moro atuando como assessor de Bolsonaro no debate. Para quem um dia desses se mostrava decepcionado com o atual presidente, Moro mostrou que realmente faz qualquer negócio para estar próximo ao Poder.