PL do presidente Jair Bolsonaro tenta melar eleições sem apresentar nenhuma prova
O PL do presidente Jair Bolsonaro, através do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, endossou nesta terça-feira, dia 22 de novembro, o discurso golpista do bolsonarismo e decidiu pedir ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mesmo sem apresentar provas de fraude, a invalidação de votos depositados em urnas por “mau funcionamento”. De acordo com o partido, cerca de 279 mil urnas eletrônicas utilizadas no 2° turno do pleito “apresentaram problemas crônicos de desconformidade irreparável no seu funcionamento”.
Em resposta, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes deu 24 horas para Bolsonaro e Valdemar Costa Neto incluírem na petição os dados de suposta auditoria do 1º turno das eleições “sob pena de indeferimento inicial”.
O PL elegeu 99 deputados federais e oito senadores no 1° turno. Resta saber se haverá interesse de Valdemar Costa Neto em manter o pedido.
No entanto, na origem do questionamento do PL, está o desejo de bolsonaristas inconformados com a vitória de Lula (PT) em manter a mobilização em frente a quartéis militares, além de bloqueios em rodovias federais.