Proposta da PEC da Transição chega ao Senado. PT e PSB devem apoiar reeleição de Lira

  • 28/11/2022

Aliado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Marcelo Castro (MDB-PI) protocolou na noite desta segunda-feira, dia 28 de novembro, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição, que mantém o pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil, que vai ser rebatizado de Bolsa Família, a partir do ano que vem. Pela proposta, o valor referente ao programa fica fora do cálculo do teto de gastos entre 2023 e 2026.
E em busca de governabilidade, o PT de Lula e o PSB de Geraldo Alckmin vão anunciar publicamente apoio a reeleição do presidente da Câmara, Arthur Lira, nesta terça-feira, dia 29. Junto com PCdoB e PV, que formam uma federação com os petistas e precisam agir em bloco com eles, as legendas somam 94 deputados.
Arthur Lira está com a reeleição ao comando da Casa praticamente definida e já tem a sinalização de partidos que representam mais de 400 dos 513 deputados da Câmara.
Com o apoio de Lira, a equipe de transição de Lula espera não ter problemas para aprovar a PEC de Transição que vai garantir recursos para o primeiro ano de governo.