PT quer iniciar transição de Governo até sexta-feira. Alckmin deve coordenar os trabalhos
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) deve coordenar os trabalhos de transição do Governo Federal. A expectativa da direção nacional do PT é que os trabalhos sejam iniciados até a próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, mesmo sem manifestação do presidente Jair Bolsonaro.
Enquanto isso, a especulação gira em torno de quem deve ocupar os ministérios de Lula. O presidente eleito viaja para a Bahia, onde deve aproveitar dois dias de descanso após uma campanha eleitoral extensa, realizada em dois turnos.
Mas Lula não tem tempo a perder e começa a definir a partir desta semana os nomes de seus futuros ministros e interlocutores de confiança para seu terceiro governo.
A deputada federal Gleisi Hoffmann, o ex-ministro Aloizio Mercadante, o vice Geraldo Alckmin (PSB) e a senadora Simone Tebet (MDB) são conselheiros que devem ajudar na definição dos novos ministros.
Do Ceará, o senador eleito Camilo Santana e a governadora Izolda Cela são cotados para assumir funções importantes no Governo Federal, a partir de janeiro de 2023.