Câmara Municipal aprova taxa do lixo em votação apertada. Oposição vai recorrer à Justiça
Em votação apertada com 20 votos a favor, 18 contra e duas abstenções, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou na noite desta terça-feira, dia 20 de dezembro, a taxa de lixo proposta pela Prefeitura de Fortaleza. Dos 43 vereadores da Capital, três não votaram.
O dia foi de muitas articulações da base do prefeito José Sarto para aprovar a matéria. Nas galerias do plenário da Câmara, manifestantes pressionaram os vereadores para votar contra a proposta, que vai cobrar valores que variam entre R$ 21,50 a R$ 133,23 por mês do fortalezense.
Em meio a votação do projeto, a oposição se retirou do plenário em protesto e não houve votos para aprovar aumento de isenções, que dispensariam parte da população da cobrança. O prefeito José Sarto confirmou que já enviou nova proposta à Câmara Municipal aumentando o percentual de isenções de 30% para 70% dos imóveis na Capital.
Vereadores de oposição já confirmam que vão à Justiça para barrar a criação do novo imposto. O argumento é que a Prefeitura já dispõe do recurso destinado à coleta dos resíduos sólidos em Fortaleza.