Elmano de Freitas enfrenta primeiro desafio em buscar aproximação com bancada do PDT
Chamou a atenção na posse do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), a ausência das principais lideranças do PDT no Ceará, como o senador Cid Gomes, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o presidente estadual do partido André Figueiredo. Há uma divisão interna na legenda sobre a postura que o PDT deve tomar em relação ao Governo Elmano.
Segundo André Figueiredo, as indicações de deputados do PDT ao secretariado estadual, no caso, Salmito Filho, Robério Monteiro e Oriel Nunes Filho, não tiveram o aval da cúpula pedetista no Estado. Assim, o partido deve ficar de fora da base aliada.
Mesmo assim, pedetistas hoje alinhados ao grupo político liderado por Camilo Santana (PT) acreditam em uma aproximação gradual do PDT nos primeiros meses do governo de Elmano de Freitas. E isso passa pela reeleição do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), que será votada pelos deputados estaduais no início de fevereiro quando terminar o recesso parlamentar.