Evento no Pecém oficializa a produção da primeira molécula de hidrogênio verde produzida no País
Empresa no Porto do Pecém lançou sua planta de hidrogênio verde com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do governador Elmano de Freitas.
A empresa EDP, que atua em toda a cadeia do setor elétrico brasileiro, foi a primeira a gerar uma molécula de hidrogênio verde no País. Nesta quinta-feira, dia 19 de janeiro, a companhia apresentou sua planta de produção do combustível. “Um investimento em torno de R$ 42 milhões de reais”, disse João Marques da Cruz, presidente da EDP Brasil.
A solenidade de lançamento contou com a presença do ministro de Minas e Energia do Governo Lula, Alexandre Silveira, e do governador Elmano de Freitas. “A inauguração da primeira unidade de produção de hidrogênio verde no Complexo Portuário do Pecém é um março para a geração de energia renovável no País”, afirmou Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.
Desde o ano passado, o Governo do Ceará já assinou vários memorandos para a instalação de empresas nacionais e estrangeiras no Estado para a produção de hidrogênio verde.
“Os investimentos em energia renovável prometem trazer geração de novos empregos e de sustentabilidade para a economia do Ceará nos próximos 10 anos”, destacou Elmano de Freitas, governador do Ceará.