Lula fortalece relações exteriores do Governo e busca novos investimentos para o País

  • 30/01/2023

Os últimos movimentos do presidente Lula (PT) em fortalecer as relações exteriores abre novas perspectivas de investimento estrangeiro para o Brasil. A recente viagem a Argentina e ao Uruguai reabriu negociações com países vizinhos.

A ministra alemã da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, Svenja Schulze, disse que o país quer “um programa imediato para os cem primeiros dias de governo” Lula, dispondo de mais de R$ 1 bilhão para o Fundo Amazônia.

Em conversa com o presidente da França, Emmanuel Macron, Lula reafirmou que o Brasil não fará parte das operações de guerra contra a Rússia, mas que está disposto a se engajar de forma ativa na busca pela paz. O presidente brasileiro deixou claro que sua guerra é, hoje, contra a pobreza.

Ainda nesse primeiro semestre, Lula deve se reunir com ao menos seis chefes de Estado: Emmanuel Macron (França); Joe Biden (Estados Unidos); Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal); Olaf Scholz (Alemanha); Pedro Sánchez (Espanha); e Xi Jinping (China). Nesta segunda-feira, dia 30 de janeiro, o Lula receberá, no Palácio do Planalto, o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz.