Ceará inicia vacinação da bivalente contra Covid-19 a partir de segunda-feira
A dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 começará a ser aplicada nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, em todo o Ceará. A vacinação será iniciada por grupos prioritários formados por idosos com 70 anos ou mais, indivíduos imunocomprometidos; acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência; indígenas, ribeirinhos e quilombolas. A meta é vacinar 90% desse grupo. A vacina bivalente protege tanto contra a variante original do vírus como contra outras variantes da Ômicron.
É importante lembrar que para receber o reforço bivalente é preciso ter completado, pelo menos, o esquema primário de vacinação com as doses monovalentes (D1+D2). Os objetivos dessa nova campanha são: garantir o reforço da proteção de grupos prioritários contra a doença e incentivar a conclusão do esquema vacinal daqueles que ainda não o finalizaram. “Vacinar-se não é um ato individual, é sobretudo pensar no coletivo e impedir a proliferação do vírus”, disse o governador Elmano de Freitas (PT).
Em Fortaleza, o prefeito José Sarto também confirmou o início da aplicação da vacina bivalente, que também garante a proteção contra a variante Ômicron, a partir da segunda-feira, dia 27.
Os postos de saúde da Capital ofertarão o imunizante para estes públicos de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min.
Alem disso, fortalezenses acima de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência receberão o imunobiológico no próprio local, assim como os trabalhadores destes estabelecimentos.
“Um alerta importante é que a vacina bivalente não substitui o esquema primário de vacinação. Aqueles que não tiverem recebido a primeira ou segunda dose da vacina contra a covid-19 devem primeiramente completar o esquema vacinal antes de receber a bivalente”, destacou José Sarto.