Depoimento de Marcos do Val incrimina Daniel Silveira e complica Jair Bolsonaro

  • 03/02/2023

As revelações feitas pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) de que Jair Bolsonaro (PL) tinha, com a ajuda do agora ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), um plano para dar um golpe de Estado no País deixaram a situação do ex-presidente ainda mais complicada. Bolsonaro continua refugiado nos Estados Unidos desde o fim de dezembro e não tem data de retorno ao Brasil. Em declarações na imprensa e em depoimento a Polícia Federal, o senador capixaba incrimina o ex-deputado Daniel Silveira, que foi preso por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

As informações repassadas por Marcos do Val fizeram com que aumentasse no Supremo Tribunal Federal (STF) o clima para prender Jair Bolsonaro, que é acusado hoje de ter participação direta nos atos criminosos do último dia 8 de janeiro, quando às sedes dos três poderes foram atacados por golpistas.

No PL, partido de Bolsonaro, as revelações de Marcos do Val caíram como uma “bomba”. Em depoimento na Polícia Federal, o presidente nacional do partido Valdemar da Costa Neto disse que integrantes e interlocutores do governo Jair Bolsonaro tinham, em suas casas, propostas similares à “minuta do golpe”, encontrada pela Polícia Federal na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança pública do Distrito Federal. Já há no PL quem defenda o afastamento do bolsonarismo.