Governo Federal vai apurar responsabilidade de redes sociais em ataque a escolas. Meta é identificar quem dissemina violência

  • 13/04/2023

O Governo Federal montou uma força-tarefa para enfrentar a onda de ataques a escolas que atinge vários estados. As ações envolvem os Ministérios da Justiça e da Educação. Um total de R$ 150 milhões foi liberado em edital pelo Ministério da Justiça para fortalecimento do Programa Nacional de Segurança nas Escolas. A quantia será utilizada nas rondas escolares ou similares e sairá do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), ofertado aos estados e municípios.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, editou uma portaria para apurar a responsabilidade das redes sociais nos ataques às escolas. O objetivo é apurar a eventual relação do dever de cuidado de cada rede social com a criação de perfil que disseminam a violência. Dino ainda explica que a portaria não irá interfere no Marco Civil da Internet ou até mesmo nos princípios de liberdade de expressão.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a falta de regras nas redes sociais, que acaba se tornando terreno fértil para multiplicação da violência. Camilo diz ainda que os episódios de violência dentro das escolas é muito fruto da cultura de intolerância e do ódio que tomou conta do país nos últimos quatro anos.