TRF-4 afasta juiz que investigava Moro e Dallagnol e coloca Gabriela Hardt para comandar novamente a Lava Jato
A juíza Gabriela Hardt está novamente à frente da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná, responsável da Operação Lava Jato. Ela assumiu os processos da Lava Jato após o afastamento do juiz Eduardo Appio pelo TRF-4. A mudança se deu por causa de uma investigação que apontou que Eduardo Appio teria acessado um processo com o contato do filho de Marcelo Malucelli, desembargador afastado da operação, e feito uma ligação a ele.
Hardt foi substituta de Sergio Moro durante processos da operação e é alinhada ao ex-juiz e hoje senador. Em 2019, ela condenou o presidente Lula no caso do sítio de Atibaia. A decisão foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Gabriela Hardt Juíza foi acusada de plagiar sentença de Moro e condenou Lula no caso do sítio. Ela também substituiu Moro quando o ex-juiz deixou o cargo para ser ministro de Bolsonaro.
O juiz Eduardo Appio vinha investigando os abusos cometidos pelo ex-juiz Sergio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol ao longo da operação Lava Jato. Appio começou a revisar vários processos e se dispôs a ouvir o testemunho de Rodrigo Tacla Duran, advogado que acusa Moro e Deltan Dallagnol de participarem de um esquema de propinas para garantir a liberdade de acusados.