Em palestra, ex-ministro Ciro Gomes diz: “Meu ciclo eleitoral acabou”

  • 16/06/2023

Falando a empresários, lojistas, políticos e público em geral no auditório da CDL de Fortaleza, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) declarou que não deve voltar a se candidatar a mais nenhum cargo eletivo. “Meu ciclo eleitoral, meu apetite eleitoral acabou. Antes, eu me sentia obrigado a representar uma espécie de corrente de opinião que tirava 10%, 12%, e agora praticamente me deixaram falando só. Então, eu tô agora falando só por mim, o que me dá uma liberdade muito grande”, disse Ciro, que terminou a corrida eleitoral pela Presidência da República em 2022 na quarta colocação, com apenas 3,04% dos votos.

Ciro foi prestigiado na palestra também pela ala pedetista que o apoia, como é o caso do prefeito José Sarto, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim, o ex-prefeito Roberto Cláudio e o deputado estadual Antônio Henrique.

Após as desavenças eleitorais com o PT de Camilo Santana e Elmano de Freitas em 2022, Ciro Gomes continua afastado politicamente do irmão, o senador Cid Gomes, que continua alinhado ao governo petista. Cid Gomes alimenta o desejo de assumir o comando estadual do PDT no lugar do deputado federal André Figueiredo.

Para a disputa municipal em 2024, o ex-ministro Ciro Gomes acena que pretende ser cabo eleitoral do prefeito José Sarto, que buscará a reeleição. Dentro do PDT, no entanto, ainda tem muita discussão para acontecer até a campanha eleitoral do próximo ano.