Júri nacional aprova renovação da Bandeira Azul na praia do Cumbuco, em Caucaia

  • 12/06/2023

A praia do Cumbuco está em festa por ser pré-aprovada para a renovação nacional da chancela ecológica Bandeira Azul, o maior prêmio ecológico internacional que comprova as boas práticas ambientais concedido às praias, marinas e embarcações de turismo. A conquista, que garante a renovação do selo na temporada 2023/2024, foi aprovada durante reunião do júri nacional do programa Bandeira Azul, que aconteceu na última segunda-feira, dia 5 de junho, no dia Mundial do Meio Ambiente. A praia do Cumbuco passou pela avaliação de uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, entre outros.

Dos candidatos à certificação Bandeira Azul, o Cumbuco e mais 44 foram locais pré-aprovados pelo Júri Nacional, sendo 34 praias e 11 marinas, que serão recomendadas para avaliação do Júri Internacional, que se reúne em setembro, em Copenhague, na Dinamarca, para avaliação final.

O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil foi composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Instituto Ambientes em Rede (IAR), da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), da Associação Nacional de Municípios de Meio Ambiente (ANAMMA) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, comemorou a novidade e destacou a alegria de renovar a certificação. “É com muita felicidade que recebo essa notícia. Isso mostra que estamos no caminho certo. No caminho da sustentabilidade e respeito ao nosso meio ambiente marinho. A Prefeitura de Caucaia trabalha seriamente para a sustentabilidade do nosso município através de diversas iniciativas como ações de limpeza da orla, revitalização das praias e do entorno e educação ambiental da nossa população”, pontuou o prefeito.