Lula tenta adiantar em Bruxelas acordo entre Mercosul e União Europeia

  • 17/07/2023

Líder do Mercosul, o presidente Lula (PT) está nesta segunda-feira, dia 17 de julho, em Bruxelas, na Bélgica. Ele declarou que o Brasil espera fechar ainda em 2023 um acordo “equilibrado” entre Mercosul e União Europeia. Lula afirmou ainda que o Brasil “vai cumprir com sua parte na questão do clima”. O presidente brasileiro tem extensa agenda com países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e da União Europeia nesta segunda e terça-feira, dia 18. O encontro entre os líderes dos dois blocos reúne 60 países.

A negociação para o acordo entre os dois blocos foi concluída parcialmente em 2019. Neste ano, no entanto, os europeus enviaram uma carta adicional ao Mercosul que prevê sanções em questões ambientais, o que Lula chegou a classificar como uma “ameaça”.

Nesta segunda, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que um acordo entre os dois blocos estava “ao alcance” e que os europeus queriam resolver “qualquer diferença restante o mais rápido possível.”