Novos diretores do Banco Central, Gabriel Galípolo e Ailton Aquino tomam posse e abrem nova perspectiva sobre a alta taxa de juros

  • 12/07/2023

Indicados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Banco Central, Gabriel Galípolo e Ailton Aquino tomaram posse de seus novos cargos na manhã desta quarta-feira, dia 12 de julho, em Brasília. Galípolo, ex-secretário-executivo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assumiu a Diretoria de Política Monetária e Ailton de Aquino, servidor de carreira da autoridade monetária, é o novo diretor de Fiscalização. Aquino é o primeiro negro a assumir uma diretoria no órgão.Eles tiveram seus nomes aprovados pelo Senado Federal na semana passada. 

Os novos diretores Lula vão se juntar a outros seis integrantes da direção da autoridade monetária e ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável pela definição da taxa básica de juros, a Selic, hoje em 13,75%, maior patamar real em nível mundial.

Galipolo e Aquino participarão da próxima reunião do Copom, que será realizada entre os dias 1 e 2 de agosto. Existe a expectativa de parte do mercado financeiro que um corte na taxa Selic seja definido já a partir desta data.