Justiça nega pedido da Executiva Nacional do PDT para impedir saída de Evandro Leitão sem perda do mandato

  • 30/08/2023

Depois que anunciou o desejo de sair do PDT com o aval da direção estadual do partido, que tem à frente o senador Cid Gomes, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, enfrenta a barreira imposta pelo presidente nacional interino André Figueiredo, que decidiu judicializar a questão. A decisão ameaça o mandato de Leitão. Ainda nesta terça-feira, dia 29 de agosto, o Juiz da 3ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, Cid Peixoto do Amaral Netto negou pedido de liminar apresentado pela direção nacional do PDT para impedir a saída do deputado estadual Evandro Leitão do partido.

Em nota, André Figueiredo nega qualquer perseguição a Evandro Leitão. Ele alega que o mandato parlamentar pertence ao partido. Figueiredo também negou a acusação do presidente da Assembleia de não ter recebido qualquer recurso do PDT na campanha eleitoral do ano passado.

Evandro Leitão pretende demonstrar na Justiça que a direção nacional do PDT o persegue, como forma de preservar o mandato além de possibilitar que ele se transfira para outro partido e concorra nas eleições municipais de 2024.