Presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, anuncia que vai deixar o PDT. Destino deve ser PSB ou PT
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, anunciou nesta terça-feira, dia 29 de agosto, que está em processo de desfiliação do PDT. Evandro alega estar sofrendo perseguição da direção nacional do partido, que tem como presidente interino, o deputado federal André Figueiredo.
Na sexta-feira passada, o diretório estadual do PDT, tendo à frente o senador Cid Gomes, tinha concedido a Evandro a carta de anuência para desfiliação. No entanto, a Executiva Nacional do PDT anunciou que irá disputar judicialmente o mandato de Evandro Leitão como deputado estadual.
No pano de fundo dessa disputa está a pretensão de Evandro Leitão de sair candidato à Prefeitura de Fortaleza em 2024. Sem espaço no PDT que deverá ter José Sarto tentando a reeleição, o rumo de Evandro Leitão pode ser o PSB ou o PT.
Politicamente, Evandro Leitão está alinhado ao grupo liderado pelos senadores Cid Gomes (PDT) e Camilo Santana (PT). Ao lado do governador Elmano de Freitas (PT), os dois senadores devem formar uma chapa em Fortaleza com outros partidos aliados.