Retomada de Pacto pelo Pecém propõe governança compartilhada para o desenvolvimento sustentável do Ceará
Por iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o Pacto pelo Pecém foi retomado nesta terça-feira, dia 22 de agosto, no auditório do Instituto Federal do Ceará – Campus Pecém, durante a assinatura do acordo de cooperação entre as entidades públicas e privadas que acreditam no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) como uma mola propulsora do desenvolvimento sustentável do Estado. A ação também envolve as prefeituras de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante e Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
A iniciativa propõe uma governança compartilhada multinível, com o engajamento de governos e empresas. A importância dessa estratégia foi destacada pelo governador Elmano de Freitas. “Nós estamos fazendo essa renovação do Pacto porque o Porto do Pecém receberá grandes investimentos, como a Transnordestina e o [Hub] Hidrogênio Verde. O crescimento do Porto deve representar melhoria de vida para a população que vive nesses municípios”, afirmou.
“É necessário viabilizar a gestão interna do complexo e promover a integração do planejamento e a implementação das políticas públicas na área direta de influência do CIPP. Também devem-se estabelecer mecanismos de atração e fixação das cadeias produtivas, visando dinamizar os efeitos positivos desse equipamento para todo o Estado”, pontuou o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.