Elmano de Freitas busca novos investimentos em Brasília ao lado de outros governadores do Consórcio do Nordeste
Após a Assembleia Nacional do Consórcio dos Governadores do Nordeste, nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, em Brasília, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) teve reuniões com o grupo no Senado Federal. “Reunidos com o 1° secretário, Senador Rogério Carvalho, defendemos o aumento do recurso do FPE e a inclusão de critérios de rateio, baseados no inverso da renda per capita dos estados, na proposta da Reforma Tributária”, disse Elmano. Segundo ele, também foi apresentado ao líder do governo Lula no Senado Federal, Jaques Wagner, essa pauta com demandas dos Estados do Nordeste.
Mais cedo, os governadores do Nordeste deram mais um passo importante para impulsionar a cadeia de Hidrogênio Verde na região. “Durante Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, assinei, juntamente com todos os governadores do Nordeste, acordo de cooperação técnica com o Banco Mundial. O encontro contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e teve o objetivo de fortalecer os investimentos em energias renováveis, com foco em projetos de geração de hidrogênio verde, para consolidar o Nordeste como um polo mundial da economia verde”, ressaltou Elmano de Freitas.
Com a assinatura desse memorando, o Governo do Ceará poderá aproveitar a experiência do Banco Mundial e aplicar no projeto de desenvolvimento para o Hidrogênio Verde no Estado. “O Ceará tem avançado na implementação do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Já contamos com um financiamento do Banco Mundial, no valor de R$ 600 milhões, para modernização do Porto do Pecém”, completou o governador.